segunda-feira, 5 de março de 2012

Estudo aborda política social nas empresas

Estudo aborda política social nas empresas


Por: Raquel Bierhals
raquel@diariopopular.com.br

Que a implantação de políticas sociais é atribuição do Poder Público, ninguém duvida. Porém, quando elas ainda são insuficientes ou não chegam, a iniciativa privada acaba assumindo essa posição. Há pontos fortes e fracos nessa atitude, mas a prática, na visão de empregados e empregadores, parece ser positiva.

A temática da responsabilidade social na empresa e a inclusão pelo trabalho foi objeto de estudo da mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Taís Ullrich. A dissertação, apresentada na última semana, teve como estudo de caso o posto de combustíveis pelotense Cidadão Capaz.

Graduada em Administração, Taís escolheu o tema na intenção de contribuir na consolidação de um conceito de responsabilidade social, hoje ainda amplo e muitas vezes divergente. Não raro, acaba sendo confundida com filantropia ou marketing. No entanto, as empresas que optam por contribuir através de políticas sociais promovem benefícios para seus negócios mas também para as pessoas incluídas e para a sociedade.

As ações resultam positivas para os funcionários, que estariam à margem social e agora estão incluídos por meio do trabalho, bem como para a empresa, para o mercado e para a economia. A empresa de pequeno porte é eximida da lei 8.213, que obriga as organizações com mais de cem funcionários a preencher de 2% a 5% de seu quadro funcional com pessoas com deficiência. Dessa forma, o Cidadão Capaz foi escolhido por não se enquadrar na legislação, encarando a prática como uma preferência do empresário - explícita na política da empresa.

Para saber mais a respeito da responsabilidade social nas empresas discutida na dissertação de mestrado de Taís, bem como a história dos 11 funcionários de um dos 16 postos brasileiros que aderiu ao projeto de inclusão social da Petrobrás, leia a matéria na íntegra na edição impressa do Diário Popular desta segunda-feira (5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário