Fonte: Zero Hora online
Nova ministra 06/12/2011 | 16h20
A gaúcha Rosa Maria Weber Candiota foi aprovada como ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado foi encerrada nesta tarde com 19 votos a favor e três contra.
Rosa Maria, até então ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi indicada ao STF pela presidente Dilma Rousseff para assumir uma vaga deixada por Ellen Grace, que se aposentou em agosto. A jurista será a terceira mulher a assumir uma cadeira na mais alta corte do país.
Durante a sabatina, Rosa Maria considerou que o STF age com "parcimônia" ao decidir sobre temas ainda não regulamentados por lei, como no caso do reconhecimento de direitos civis em uniões homoafetivas.
— O Judiciário só age provocado e quem tem provocado muito é o Ministério Público, que leva temas candentes que não têm logrado definição maior no seio do Parlamento — afirmou.
Quem é Rosa Maria
Rosa Maria Weber Candiota da Rosa nasceu em Porto Alegre (RS). Aprovada em primeiro lugar em exame vestibular, ingressou em 1967 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, também em primeiro lugar, em 1971, como aluna laureada.
Inspetora do Trabalho do Ministério do Trabalho (DRT/RS) de 1975 a 1976, ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi professora da Faculdade de Direito da Pucrs no curso de graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1989/90, nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Convocada em maio de 2004 para atuar no Tribunal Superior do Trabalho, em 21 de fevereiro de 2006 tomou posse no cargo de ministra deste Tribunal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário