terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pessoas com deficiência - Encontro em Pelotas debate profissionalização

05-12-2011 | 19h33min

Fonte: Diário Popular de Pelotas online

Pessoas com deficiência


"Auditório lotado por uma boa causa: encorajar pessoas com deficiência a buscar o seu lugar no mercado de trabalho. Essa foi a proposta do Seminário Novos Direitos: Benefícios e Profissionalização, realizado na tarde desta segunda-feira (5) no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, o encontro teve como foco principal discutir a importância da nova lei 12.470, regulamentada pela presidente Dilma Rousseff em novembro, que prevê a inserção desse grupo no mercado sem a perda do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Sidnei Fagundes, presidente do Conselho, explica que a nova lei é um avanço, bem como um estímulo. "Uma empresa com mais de cem funcionários deve cumprir a cota para deficientes, que, muitas vezes, sentem-se desestimulados para ingressar no mercado. Chamamos a comunidade para incentivá-los", comenta. Ele ressalta, ainda, que com a lei, a pessoa com deficiência poderá atuar como jovem aprendiz (sem limite de idade), durante dois anos, sem perder o benefício.

Conforme o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver sem Limites, tais deficientes poderão participar de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Cerca de 150 mil vagas serão destinadas a deficientes físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário