quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O início... em resumo.. (1)

Hoje quero começar contando para vocês o inicio de tudo...
Nasci numa família maravilhosa, que me proporcionou condições para eu ser o que sou hoje..
Meus pais, apesar de todas as dificuldades, (eu ter nascido de um parto prematuro - 06 meses e 22 dias - há mais de 46 anos atrás), tendo já uma filha mais velha, nunca deixaram faltar nenhuma condição para que pudesse me desenvolver..
Cercado dos carinhos e atenções necessários, (possuindo também um grande amparo dos médicos, amigos e familiares que me acompanharam e alguns deles me acompanham até hoje) fui me desenvolvendo, embora toda a precariadade da medicina de então.
Minha deficiência física foi causada pelo desenvolvimento de uma lesão cerebral (motivada por falta de oxigenação durante a gestação e o parto), o que ocasionou uma paralisia dos membros inferiores, dita espástica, sendo que nos primeiros anos de vida, não tinha condições de me manter em pé, sem apoio, já que me deslocava somente me arrastando ou gatinhando.
Por volta dos 04 (quatro) anos de idade fui submetido a várias cirurgias na cidade de São Paulo, aos cuidados do Dr. Renato Bomfim - já falecido -, que, em última análise, tinha por objetivo me colocar em pé. E assim foi feito. Fiquei em tratamento cirurgico e fisioterápico, por cerca de 03 ou 04 meses. Cabe aqui realçar que minha fisioterapia foi toda ela realizada na  ABBR - Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, uma das poucas instituições que havia na época.
Quero aqui, mais uma vez agradecer todo o empenho, principalmente dos meus pais, dos médicos, dos amigos e demais familiares, que deram suporte para minha "aventura" em terras paulistas, já que no Rio Grande do Sul, não possuíamos as mesmas condições dos grandes centros...


continua...

Um comentário:

  1. Oi Fernando, sempre te vi com a tua família, mas nunca foi comentdo por ninguem o que tinhas.Pensava em Paralisia Infantil, pois eramos pequenos e não existia tanta informação como hoje.
    Quase 40 anos sem saber o que agora podes nos contar no teu blog.Hoje tenho 47 anos, somos quase da mesma idade. Parabéns por querer esclarecer e explicar o que eu pessoalmente não entendia. Beijos da Delu

    ResponderExcluir